sexta-feira, 17 de agosto de 2007

3ª Reunião: Musica

Na última reunião do projeto Tunel do Tempo, no tema música, falamos muito, na reunião toda sobre a rádio no Brasil.

A primeira transmissão radiofônica realizada no Brasil ocorreu na exposição do Centenário da Independencia do Brasil, 1922. Mas a primeira estação a transmitir regurlamente foi a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, inaugurada por Roquete Pinto e Henrique Moritze, em 20 de Abril de 1923. No mesmo ano foi fundada por Elba Dias, a Rádio Clube de Pernambuco, no dia 17 de Outubro de 1923.

No início, as transmições não eram muito boas, tornando o trabalho nas rádios mais difícil. O que se ouvia naquela época era muita música clássica, muita ópera e muita contrubuição de artistas generosos da sociedade. Já em 1927, as transmissões, quase todos os equipamentos tornaram-se eletronicos.

Com o passar dos anos, mais rádios foram aparecendo: Rádio Educadora, Rádio Mayrink Veiga, Guanabara, Cajuti, Ipanema, Jornal do Brasil, Tupi, Philips (depois nacional) e transmissora (futura Globo).

A rádio também começou a ter propagandas, que eram gravadas ao vivo na programação das rádios. Também começaram a utilizar as rádios para comunicação das guerras, já que o que eles falavam não era gravado, mas sim, apenas transmitido.

Com todas estas informações, e rádios que forma surgindo, podemos dizer que a década de 1930 foi a época da chamada ÉPOCA DO RÁDIO NO BRASIL.

Em 1938, surgiu a primeira rádio esportiva, a rádio Clube do Brasil.

Em 1940 surgiu a primeira rádio FM, a Americano FM. A FM é um novo, diferente 'desenho' de ondas, eliminando grande parte dos ruídos que existiam nas rádios.

Para pesquisar, para a próxima semana é:

- Letras de músicas da época;
- A era do rádio no Brasil: Mais informações;
- Propagandas;

Observação: Na reunião do dia 15/Agosto, as seguintes intgrantes do grupo não fizeram
pesquisa: Paulo (6ºano), Thaís (7ºano) e Patrícia (6ºano).

Nenhum comentário: